Principais atrativos da Serra da Capivara

Por Fred França
Fotos: Luiz Netto

Um dos principais e mais estruturados parques nacionais do país, a Serra da Capivara* apresenta uma gama de incontáveis atrações, sendo impossível para o turista conhecer todos seus encantos em poucos dias.

A seguir, mapeamos os principais atrativos da unidade de conservação.


Baixão das Andorinhas

Enorme desfiladeiro onde ao fim de tarde acontece o retorno de centenas de andorinhas para as cavernas em que passam a noite. O local também é especial para assistir o pôr-do-sol e possui alguns sítios arqueológicos menos conhecidos nos seus arredores.

Baixão das Mulheres

Longa trilha de 25km que transpassa um belo cânion de mais de 60 metros de altura e três sítios arqueológicos.

Barragem Petrônio Portela

Localizada fora do Parque, a barragem é a única opção de banho o ano todo nas redondezas da Serra da Capivara. No local há um bar onde é possível almoçar após as caminhadas.

Boqueirão da Pedra Furada

capivara

Para muitos o principal sítio arqueológico do Parque, especialmente por ter sido nele em que foram encontrados os vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas. A Pedra Furada, que batiza o sítio arqueológico, é um dos cartões-postais da Serra da Capivara. O Boqueirão também pode ser acessado na parte da noite mediante reserva prévia, onde a bela iluminação noturna realça o gigante mural de pinturas rupestres existente.

Circuito do Caldeirão do Boi

Trilha com cerca de 8km que percorre inclusive um lago subterrâneo com água permanente, um dos poucos locais do Parque com água ao longo de todo o ano. Também apresenta peixes endêmicos e belas paisagens ao longo de todo trajeto.

Circuito do Caldeirão dos Rodrigues

Trecho recheado de sítios arqueológicos, percorrido normalmente em veículo 4×4 a partir do Centro de Visitantes (fora do período de chuvas é possível passar em veículo sem tração nas quatro rodas). Também é acessível a pé, a partir da Pedra Furada.

Circuito dos Veadinhos Azuis

Percorrido a pé, numa trilha de aproximadamente duas horas, o circuito apresenta pinturas rupestres em tons azuis.

Desfiladeiro da Capivara

Um dos mais belos pontos do Parque, o desfiladeiro é de fácil acesso, a partir da portaria localizada na BR-020, onde o visitante passa por um dos paredões mais bonitos do país.

Museu do Homem Americano

194A6381

Localizado em São Raimundo Nonato e alvo de matérias extras específicas de nosso projeto, o Museu registra toda a história da Serra da Capivara, os principais achados das pesquisas arqueológicas na região, entre outros. É aconselhável visita-lo antes de entrar no Parque, como forma de contextualizar-se dentro da realidade histórica da região.

Outros atrativos

É praticamente impossível detalhar todos os atrativos dos mais diversos sítios arqueológicos da Serra da Capivara. Dentre os que ainda não foram citados, merecem destaque o Sítio do Meio, local que registrou os pedaços de cerâmica mais antigos das Américas e o primeiro artefato de pedra polida, uma machadinha, ambos artefatos com cerca de 9 mil anos, a Toca do Coqueiros, com registro de esqueleto humano de quase 10 mil anos, a Toca do Chico Coelho, com pinturas rupestres registrando práticas de sexo coletivo, a Toca Baixão do Perna I, com registros fósseis de animais comidos assados e comidos com mais de 10 mil anos, dentre tantos outros.

* O Parque Nacional da Serra da Capivara estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.