Reserva Aparauá

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

Aparauá, nome tupi-guarani para a nobre madeira da Massaranduba, é também o nome de uma reserva ambiental particular de 40 hectares, incrustada nas terras que outrora pertenceram ao Engenho Massaranduba do Norte, na Praia de Pontas de Pedra, compondo com a Reserva Extrativista Acaú-Goiana* a maior área preservada do litoral norte pernambucano.

A Reserva protege seis nascentes de água e um rico remanescente de Mata Atlântica. A área é explorada turisticamente com maior frequência desde 2004 e conta com ótima estrutura que inclui restaurante, trilhas, lagos com caiaques e barcos a remo, anfiteatro, entre outros.

Atualmente a Reserva foi enquadrada pela Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR e pela Associação de Turismo Rural e Ecológico – APETURR como empreendimento dos roteiros turísticos de Goiana, que congrega uma série de atrativos do litoral norte, região muito procurada por turistas até a década de 80, mas que perdeu fôlego com o crescimento dos empreendimentos turísticos do ligoral sul, mais especificamente na Praia de Porto de Galinhas e adjacências.

IMG_6010

O lago principal da Reserva Aparauá é um dos mais locais mais visitados da região.

Além do turismo mais “fortuito” e da preservação ambiental, o local recebe também treinamentos empresariais, confraternizações e outros eventos de maior porte que congregam uma maior interação com a natureza. São ao todo quatro trilhas demarcadas no interior da Reserva, variando de 1.300m a 4500m com a maior delas percorrida num espaço de tempo de aproximadamente 4 horas. Para trilhas de bike, a coordenação da Reserva mapeou também diversos trajetos de até 45 km no entorno, envolvendo comunidades vizinhas.

Outro trabalho de destaque realizado em Aparauá são as aulas a céu aberto com escolas públicas de Goiana, onde os professores são moradores nascidos na região que conviveram com todo o processo de preservação do local. Nas aulas os alunos aprendem sobre plantas medicinais, sobre a importância de manter as nascentes límpidas, além de informações sobre a fauna e flora da Mata Atlântica.

A coordenação da Reserva é de Luciana Petribú, uma incentivadora da preservação da cultura e das tradições dos antigos engenhos pernambucanos. Maiores informações são encontradas em www.aparaua.com.br.

*A RESEX Acaú-Goiana está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.