Rio Formoso

Por Roseanny Carvalho
Foto: Luiz Netto

A cerca de 90 km de Recife, capital pernambucana,  está Rio Formoso.  Localizado na Mata Sul do estado, o município faz divisa com Sirinhaém, Tamandaré, Gameleira.

Pela sua história, Rio Formoso passou a ser conhecido como a “terra dos homens destemidos”, pois teve uma participação importante na resistência à invasão holandesa. Além disso, foi palco da Batalha do Reduto, da Guerra dos Mascates e da campanha pela Abolição da Escravatura.

O município teve início com a ocupação da tribo indígena dos tupis na região, que se instalaram às margens do Rio Formoso, que deu nome ao município. Suas principais atividades eram a pesca e a agricultura, mas, depois da colonização, veio o ingresso do cultivo de cana-de-açúcar, construções de engenhos e de um porto fluvial – levando o município a crescer consideravelmente.

Hoje sua fonte principal de renda é o turismo, onde os visitantes podem desfrutar de suas belezas naturais, compostas por paisagens diversificadas, matas como a da REBIO de Saltinho*, manguezais e praias. O maior destaque é para a Praia dos Carneiros, uma das principais da APA da Costa dos  Corais*, considerada como uma das mais belas do litoral Pernambuco.

O município é um dos que abriga a APA da Costa dos Corais.

Para os amantes da natureza, o Parque Ecológico é uma das principais atrações, percorrendo caminhos que seguem por toda sua abundante vegetação. Outra opção são os passeios de barcos realizados nos entorno do Rio Formoso.
A beleza histórica também é uma opção. Presente nos casarios coloniais, engenhos – destaque para o Engenho Pedra de Amolar, um dos mais antigos da região e nas igrejas, como a Igreja Matriz de São José e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

*A  APA da Costa dos Corais e a Reserva Biológica de Saltinho, estão no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.