Rota das emoções

Por Roseanny Carvalho
Fotos: Chico Rasta

Praias, rede, sol e muita água de coco, assim é a Rota das Emoções, que encanta por ser um paraíso natural dentro do Nordeste Brasileiro. O roteiro faz uma bela integração entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, passando por 14 municípios: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia, Parnaíba, Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia.

A Rota das Emoções é um projeto criado em parceiria com o Sebrae, Ministério do Turísmo e empresários locais que visam o desenvolvimento integrado, a preservação do ecossistema e a valorização da cultura de cada região. O roteiro turístico é constituído por uma área de 10.477 km², com população de 495.658 habitantes, passando por algumas das maias belas praias do país.

São nas três principais cidades da rota, Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI) e Barreirinhas (MA), que estão localizadas o Parque Nacional de Jericoacoara, a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba* e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, respectivamente.

Jericoacoara, que foi indicada pelo jornal americano “Washington Post” para a lista das dez praias mais belas do mundo, fica a uma distância de 302 quilômetros de Fortaleza (CE) e reúne as mais belas paisagens naturais, como a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso.

11072934_10205384463753373_6882981703244823448_o

Jericoacoara goza da melhor estrutura turística em toda a Rota das Emoções.

É em Parnaíba o portal de entrada para um dos três deltas em mar aberto do mundo, o Delta do Parnaíba. Localizado a cerca de 350 quilômetros de Teresina (PI), o Delta é um arquipélago formado por mais de 70 ilhas, destacando-se a Ilha Grande (PI) e Ilha das Canárias (MA).

Barreirinhas, que fica a uma distância de a 253 km da Capital São Luís, é a entrada para o famoso Deserto Brasileiro, os Lençóis Maranhenses, um ótimo destino para quem busca se aventurar e entrar em contato com a natureza. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é constituído por dunas, lagos e lagoas.

pedradosal

A Praia da Pedra do Sal é um dos destaques da bela Parnaíba.

13123336_10206558178535509_6234665746600878038_o

Dunas na cidade maranhense de Paulino Neves, o início do complexo de grandes dunas que levam ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A instauração da rota turística possibilitou a exploração, divulgação e ganhos integrados entre os principais núcleos da Rota, possibilitando tanto o crescimento do “turismo comum”, como do chamado “turismo de aventura”, em especial de veículos offroad , que têm nas paradisíacas e desertas praias deste canto do Nordeste, um grande atrativo para os amantes do esporte a motor.

Todos os principais pontos turísticos deste roteiro estão passando por um aumento considerável no fluxo turístico, impulsionados pela construção de obras relevantes, tais como aeroportos, resorts, entre outros.

* A APA Delta do Parnaíba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.