São João da Fronteira

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

A APA da Serra da Ibiapaba* possui mais de vinte municípios do lado piauiense, a maioria deles pequenos e relativamente recentes, como é o caso de São João da Fronteira, com cerca de 6 mil habitantes e elevado à categoria de município apenas em 1994, ano que desmembrou-se de Piracuruca, cidade que além da Ibiapaba, integra também o Parque Nacional de Sete Cidades.

São João da Fronteira ainda faz divisa com Brasileira e Domingos Mourão, outras duas cidades que compõem a APA da Serra da Ibiapaba, além da cidade de Tianguá, já do lado cearense. Geograficamente se localiza no leste do meio-norte piauiense, divisa com o Ceará, numa área de relevo de grande beleza.

194a7158

São João da Fronteira se localiza na região da Ibiapaba que faz divisa com o Ceará.

Dos 76.474 hectares do município, quase 69 mil estão dentro da área protegida pela APA, o que corresponde a 4,29% do seu total.

O último registro em São João do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, no ano de 2010, registrou um valor de 0,515, baixo para os padrões internacionais da ONU e na média dos demais municípios da região. A cidade apresenta ainda uma renda per capita de R$ 6.837,17 (dados de 2014).

Como é característico das cidades da região, a economia se baseia ainda no setor de serviços e na agricultura familiar, com destaque para a lavoura de milho e feijão, além das criações de bois, cabras e galináceos.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.