São José do Divino

Por Fred França
Foto: Chico Rasta

Localizada na parte norte da APA da Serra da Ibiapaba*, São José do Divino é mais um município a compor o lado piauiense desta unidade de conservação.

Outrora Distrito de São José, criado em 1956 e pertencente à cidade de Piracuruca, São José do Divino alcançou sua emancipação apenas em disposições constitucionais de 1989 e regulamentada por Lei Estadual de 1992, com Distrito Sede instalado em 1 de janeiro do ano seguinte.

_ras0509

Assim como Pedro II (foto), São José do Divino integra a parte norte da APA da Serra da Ibiapaba.

A cidade, atualmente com pouco mais de 5 mil habitantes, está totalmente inserida na área da APA, o que corresponde a 2% do total desta unidade de conservação. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,565, maior que a maioria das demais cidades vizinhas, mas baixo para os padrões estabelecido pelas Nações Unidas. A renda per capita registrada em 2014 foi de R$ 7.280,46.

A principal festividade da cidade é a Festa do Leite, realizada no parque de exposições local e com foco na bacia leiteira da região, principal item de sua economia. A festa geralmente é acompanhada de uma grande exposição de animais, shows, feira de artesanato, entre outros.

Conforme citado, a produção de leite, especialmente bovino, move a economia da cidade, mas São José também possui um bom plantel de caprinos, ovinos e galináceos. A produção pecuária ofusca inclusive a produção agrícola, que se limita a algumas poucas plantações, como as de milho, feijão e caju, as principais registradas no seu último censo agropecuário.

* A APA da Serra da Ibiapaba estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.