São Raimundo Nonato

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

Apesar de apenas 5% de São Raimundo Nonato se encontrar dentro da área protegida do Parque Nacional da Serra da Capivara*, o município é a principal porta de entrada da unidade de conservação, principalmente por conta de sua infraestrutura, contando hoje inclusive com um aeroporto internacional.

A Serra da Capivara se divide ainda entre as cidades de Coronel José dias e João Costa, sendo São Raimundo Nonato a responsável pela menor parcela do Parque, com apenas 15,22% da unidade de conservação dentro de seu território.

A origem da cidade remonta às Fazendas originalmente pertencentes a Domingos Afonso Mafrense. Após a morte de seu primeiro proprietário, as terras foram doadas aos jesuítas que começavam a chegar ao sul do Piauí. Os religiosos se estabeleceram primeiramente na Fazenda Conceição. A primeira construção erguida no local recebeu o nome de Sobrado da Conceição e logo se tornou importante preposto de colonos e aventureiros.

capivara

São Raimundo Nonato é a principal porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara.

194A6381

O Museu do Homem Americano é a grande atração da área urbana da cidade.

Um dos principais objetivos dos jesuítas, a catequização dos índios tapuias, enfrentou toda sorte de desafios perante a valentia dos indígenas que geraram grandes conflitos com os novos moradores que chegavam às terras outrora dominada pela etnia.

O imbróglio entre indígenas e os novos colonos só fora resolvido com a intervenção do Governador da Capitania do Piauí, Dom João Amorim Pereira. O mandatário ordenara ao comandante Zé Dias que “conquistasse” a região, fato só consumado após oito longos anos dos mais diversos conflitos. Entre as estratégias utilizadas, foram ampliadas as estradas e vias de acesso para a região, facilitando a chegada de novos colonos, sendo portanto o processo de colonização de São Raimundo Nonato fundamental para a colonização de todo o sul do Piauí.

A vitória de Zé Dias foi acompanhada da distribuição das terras pacificadas entre os membros de sua expedição. Em 1832 por decreto do Regente do Império São Raimundo Nonato foi elevado à condição de distrito eclesiástico, com sede na localidade de Confusões. O distrito viria a ser transferido para Jenipapo, local que se destacava na produção agropecuária no início do século XIX.

A emancipação na condição de vila viria em 1850, através de resolução provençal que inseria terras outrora pertencentes a Jaicós e Jerumenha à nova vila criada. Passou à condição de cidade em 1912, contando à época com três distritos: São Raimundo Nonato, Caracol e João Alves.

Atualmente a cidade possui uma população de 34 mil habitantes, com um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,661 e um PIB per capita de R$9,498,34 anuais. O turismo apresenta posição de destaque na economia local, onde é possível encontrar as melhores pousadas e restaurantes desta região do Piauí. Mais recentemente também São Raimundo Nonato vem se destacando como polo universitário.

A recente inauguração do aeroporto internacional, uma antiga luta encabeçada pela arqueóloga Niède Guidón, tem tudo para dar um novo impulso na exploração turística da Serra da Capivara. Dra. Niède, que há décadas reside no município, chegou a doar parte de um importante prêmio internacional que recebeu por suas pesquisas na região para implementar o aeroporto, obra que levou anos para sair do papel.

Na área urbana do município a principal atração é, sem dúvidas, o Museu do Homem Americano, um dos mais importantes museus de arqueologia do país e que congrega vários artefatos, fósseis e itens históricos encontrados nas mais de quatro décadas de pesquisas encabeçadas pela Dra. Niède e demais pesquisadores da Fundação Museu do Homem Americano e inúmeras universidades do país.

* O Parque Nacional da Serra da Capivara estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.