Simões

Por Fred Franca
Fotos: Chico Rasta e Luiz Netto

O município de Simões é mais um do Araripe piauiense a lograr os benefícios da expansão da geração de energia eólica nessa região do sertão. Tal qual a cidade de Fronteiras, também localizada na APA da  Chapada do Araripe*, a ocupação de Simões remonta às fazendas de gado do século XIX, seguindo o “passo-a-passo” padrão de muitas localidades sertanejas ocupadas neste período: gado, capela, povoado.

A capela erguida em 1886 pelo senhor Arcênio Lopes dos Reis foi construída no interior de um pequeno cemitério já existente à época. Um ano depois três famílias já viviam de forma fixa no local, o que gerou um maior fluxo de visitações regulares e o consequente crescimento que culminou numa feira regular a partir de 1888.

A feira passou a ser realizada num galpão no exato local onde hoje se encontra a cidade, já por volta dos anos 10 do século XX. Em 1954, Simões atingia sua emancipação com o desmembramento de Jaicós, cidade a qual pertencia. 

Desde 2014, Caldeirão Grande do Piauí, Padre Marcos, Simões, Curral Novo do Piauí, Marcolândia e Bethânia (este último o único que não integra a APA da Chapada do Araripe) viram a oferta de empregos aumentar significativamente com a implantação do complexo eólico que trouxe consigo 3000 empregos diretos e as consequentes demandas por habitações, comércio, entre outros.

12969388_10153666754994926_1788157630_n

Simões foi uma das cidades do Araripe piauiense a ser beneficiada pela implantação do parque eólico.

sem título-259

Na Chapada do Araripe é possível encontrar quase que a totalidade de aves existentes na caatinga.

Simões possui hoje cerca de 14.500 habitantes, mas apesar dos ganhos recentes seu IDH ainda apresenta um valor baixo (0,575) e um PIB per capita baixo, de pouco menos de 5 mil reais, menos de um terço que municípios como Fronteiras, cidade próxima, localizada na mesma região. Sua economia tem como base o agronegócio, onde predominam as pequenas produções familiares de milho e mandioca e a criação ostensiva de ovinos.

*A APA Chapada do Araripe estará no livro fotográfico Expedição Piauí –O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.