Sítios arqueológicos da Serra das Confusões

Por Fred França
Foto: Luiz Netto

Distante apenas oitenta quilômetros do Parque Nacional da Serra da Capivara, era de se esperar que o Parque Nacional da Serra das Confusões* possuísse muitas das mesmas características e peculiaridades de seu “irmão” mais famoso, entre outros motivos, devido a sua mais extensa área territorial.

A verdade é que as pesquisas arqueológicas nas Confusões começaram um pouco mais tardiamente em relação à Capivara. Pra se ter ideia do potencial da região, no recente ano de 2009, cerca de 150 sítios arqueológicos foram descobertos na região o que levou a arqueóloga Niède Guidón a sentenciar: “Há trabalho na Serra das Confusões para pelo menos mais duas gerações de pesquisadores, mas temos que correr contra o tempo. Muitos sítios são destruídos antes mesmo de serem descobertos.”

194A6744

Pintura rupestre na Serra das Confusões.

As datações encontradas nos carvões próximos aos sítios indicam que a ocupação da Serra das Confusões se deu posteriormente à Serra da Capivara, provavelmente pela dificuldade de acesso à região, mais acidentada, hipótese defendida pela Fundação Museu do Homem Americano e que encontra-se com pesquisas ainda em curso para sua comprovação.

Dentre os sítios de destaque das Confusões podemos destacar:

SÍTIO DE MOQUEM – Acessado através de veículos 4×4, apresenta boa variedade de pinturas em rocha e se situa próximo a belos mirantes da Serra das Confusões,

TOCA DO ALTO CAPIM – Localizada num grande paredão de arenito onde é possível acessar uma espécie de salão natural que exibe pinturas no teto e paredes, além de grafismos puros em linhas retas e formas circulares.

TOCA DO ENOQUE – Local em que foram encontradas duas sepulturas, uma individual com um esqueleto humano e uma segunda, coletiva, com 13 ossadas encontradas de adultos e crianças. Quase todos esqueletos encontrados exibiam adornos.

TOCA DO PINGA DO VELHO – Um dos sítios com maior concentração de pinturas em rocha de toda a Serra das Confusões.

* O Parque Nacional da Serra das Confusões estará no livro fotográfico Expedição Piauí – O Sol do Equador. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.