Sítios arqueológicos do Vale do Catimbau

Por Line Vital e Fred França
Foto: Luiz Netto

O Parque Nacional do Catimbau* apresenta registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos seis mil anos. O local, com dezenas de sítios arqueológicos de pinturas Agreste e Nordeste, é considerado o segundo maior parque arqueológico do país, perdendo só para a Serra da Capivara, no Piauí.

Um dos sítios mais importantes é o da Alcobaça, localizado em um paredão rochoso em forma de anfiteatro, no norte do Parque. As pinturas rupestres nesta localidade foram feitas por diferentes grupos étnicos de épocas distintas, apresentando diversidade nas técnicas e estilo de pintura, o que evidencia a intensa ocupação da região no passado.

Devido à localização do Alcobaça é comum haver desmoronamentos de blocos por motivos naturais. Os grafismos lá encontrados são “puros” e também antropomorfómicos. As pinturas lá encontradas provavelmente foram realizadas com bastões de ocre ou algum tipo de espátula e em alguns casos, a mão nua. A região do Alcobaça também foi usada como cemitério no passado pelos antigos moradores, havendo enterramentos sobre enterramentos, mais uma evidência da ocupação do Homem Americano em diversas eras na região do Vale do Catimbau, incluindo um período em que era comum queimar os ossos enterrados.

194A6896

Pinturas rupestres no Sítio da Alcobaça.

A maioria dos sítios arqueológicos do Catimbau ainda carecem de maior investimentos em sua proteção. Alguns, como na região do Quiridário, permanecem protegidos pelo difícil acesso, já outros como a região da Igrejinha, já sofreram com atos de vandalismo no passado.

A tendência com a implantação do novo plano de manejo do Parque e regularização de sua questão fundiária é que o local avance mais nas questões de preservação de seus sítios. A Alcobaça já conta com uma vigilância maior e acesso controlado, o que deverá acontecer com outros locais num futuro próximo, tal qual já acontece nos parques do Sertão piauiense.

* O Parque Nacional do Catimbau está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.