Tejucupapo

Texto e foto: Fred França

O histórico Distrito de Tejucupapo pertence oficialmente ao município de Goiana e é dele que se tem uma das mais belas vistas do panorâmicas da Reserva Extrativista Acaú-Goiana*.

Localizado a cerca de 60km do Recife, o Distrito respira até hoje a vitória conseguida pelas “Heroínas de Tejucupapo” ainda no século XVI. Na ocasião o então distrito se resumia a pouco mais de uma praça no entorno da Igreja de São Lourenço.

Os holandeses, à época em processo de perda do poder conquistado nas terras onde hoje encontra-se o estado de Pernambuco, refugiaram-se no Forte Orange, na Ilha de Itamaracá e resolveram atacar Tejucupapo em busca de mantimentos. A estratégia holandesa foi de realizar a invasão num domingo, dia que os homens do povoado desciam a Recife.

194A8766

Igreja de São Lourenço de Tejucupapo.

Chegando lá, porém, os soldados foram reprimidos com extrema valentia pelas mulheres e pelos poucos homens que se encontravam no local e armaram eficientes tocaias. Reza a história que as mulheres utilizaram água fervente com pimenta e escondida em trincheiras estrategicamente cavadas, miravam os olhos dos soldados que num misto de surpresa e dor foram surpreendidos pela inesperada e original resistência.

Foram duas horas de batalhas e estima-se em mais de 300 mortes. O histórico combate é cantado até os dias atuais no folclore do Distrito, em peças teatrais e até em filmes que foram gravados na região.

Nos dias atuais Tejucupapo já colhe as benesses do desenvolvimento, incluindo do recente “boom” econômico do polo industrial de Goiana, com a chegada de uma grande montadora de automóveis e dezenas de seus fornecedores que vem absorvendo boa parte da mão-de-obra local, incluindo moradores do Distrito.

*A RESEX Acaú-Goiana está no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.