Yris Almeida dirige “O Desafio Fulni-ô”

postado em Panorama Filmes

Captura de Tela 2018-09-02 às 18.45.38

A indígena Yris Almeida Brito, 22 anos, da etnia Fulni-ô, é estudante de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande e, apesar da pouca idade, possui uma longa lista de serviços prestados à sua Terra Indígena, atuando como coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Fulni-ô desde o ano de 2014. 

A entidade é responsável por toda uma gama de atividades culturais dentro da T.I., tais como oficinas, apresentações musicais e agora se prepara para realizar seu primeiro filme e seu primeiro festival de cinema. Além do Ponto de Cultura, Águas Belas também conta com o Coletivo Fulni-ô de Cinema, responsável pela produção de quase uma dezena de documentários sobre a etnia, quase todos em parceria com a Panorama Cultural.

Mantendo o compromisso que a nossa empresa sempre primou de estreitar os laços com as comunidades por onde passa, capacitando e gerando protagonismo social, Yris estreia como diretora de cinema e em grande estilo, coordenado e dirigindo “O Desafio Fulni-ô”, ao lado do recifense Luiz Netto, o outro diretor da obra. O filme versa sobre as dificuldades que o indígenas enfrentam na preservação de suas tradições no século XXI e é todo rodado na Terra indígena Fulni-ô.

“O Desafio Fulni-ô” finalizou suas gravações no município de Águas Belas e tem lançamento previsto para o final de 2018. O projeto conta com suporte do Funcultura, fundo de investimento na cultura do Governo de Pernambuco.